ES Tutor
1. Enquadramento
Como parte fundamental dos seus objetivos estratégicos, o CEIS – Centro para a Economia e Inovação Social, considera determinante que, para o desenvolvimento, implementação e avaliação de processos formativos eficazes e de elevada qualidade e impacto, deve apostar na constituição de um elemento chave que garanta que a formação se torne numa parte integrante da cultura organizacional, impulsionando assim o desenvolvimento do quadro de recursos humanos e o alcance dos objetivos estratégicos das organizações da economia social. O referido elemento chave será doravante denominado de ES-TUTOR.
2. Objetivos da Formação
A formação de ES-Tutores visa capacitar profissionais de organizações da economia social para coordenar e implementar ações de formação dentro das suas organizações, servindo como tutores para os restantes trabalhadores em articulação com o CEIS, na qualidade de entidade formadora.
3. Perfil do ES-Tutor
O ES-Tutor é um profissional que:
• Tem conhecimento profundo sobre a missão e os valores da economia social.
• Possui competências de liderança e comunicação.
• Está capacitado para identificar necessidades de formação dentro da organização.
• É capaz de planear, coordenar e avaliar ações de formação.
• Atua como ponto de ligação entre os formandos e o CEIS.
4. Competências a desenvolver
Competências Pedagógicas:
• Planeamento, execução e avaliação de sessões formativas.
Competências Técnicas:
• Conhecimento das ferramentas e metodologias formativas.
Competências de Comunicação:
• Técnicas de facilitação, feedback construtivo e resolução de conflitos.
Competências de Gestão:
• Organização de recursos, gestão de tempo e coordenação de equipas.
5. Estrutura da Formação
Módulo 1: Breve Introdução à Economia Social (24 minutos)
• Conceitos e princípios da economia social.
• Papel das organizações de economia social na comunidade.
Módulo 2: Conceitos sucintos sobre Planeamento de Formação (21 minutos)
• Diagnóstico de necessidades formativas.
• Definição de objetivos de aprendizagem.
• Planeamento de sessões formativas.
Módulo 3: Introdução a Metodologias e Técnicas Formativas (24 minutos)
• Metodologias ativas de aprendizagem.
• Ferramentas e recursos pedagógicos.
• Avaliação da aprendizagem.
Módulo 4: Competências de Tutoria (32 minutos)
• Comunicação eficaz e assertiva.
• Técnicas de facilitação de grupos.
• Acompanhamento e motivação de formandos.
Módulo 5: Introdução à Avaliação e Melhoria Contínua (16 minutos)
• Métodos de avaliação de formação.
• Feedback e melhoria contínua.
• Relatórios e documentação de formação.
Módulo 6: Plataformas de Formação (110 minutos)
• Utilização de plataformas de e-learning.
• Ferramentas digitais para a formação.
• Gestão e monitorização de cursos online.
6. Metodologia
A formação será composta por diferentes sessões online, utilizando metodologias que promovam o interesse contínuo e desencadeiem processos de reflexão por parte dos formandos.
A formação será realizada através de plataformas de e-learning, no sentido de facilitar o acesso aos diferentes momentos e conteúdos formativos, assim como adequar o percurso em causa ao ritmo de aprendizagem e disponibilidade dos formandos.
7. Avaliação
A avaliação consiste no preenchimento de diferentes ferramentas de avaliação, com o intuito de aferir o grau de aquisição de conhecimentos por parte dos formandos.
Os momentos de avaliação serão realizados no final de cada módulo.
8. Certificação
Os formandos que concluírem com sucesso o referencial de formação receberão um certificado de ES-Tutor, emitido pelo CEIS.
9. Benefícios para as Organizações
A implementação deste referencial permitirá às organizações da economia social:
• Melhorar a qualidade das ações formativas.
• Promover a qualificação contínua dos seus colaboradores.
• Fortalecer a cultura organizacional e o compromisso com a economia social.