O CEIS – Centro para a Economia e Inovação Social, surge na sequência de um acordo entre os Governos de Portugal e Espanha, estabelecido durante a 34ª Cimeira Luso-Espanhola, realizada em Lanzarote a 15 de março.
O CEIS – Centro para a Economia e Inovação Social, Centro Protocolar para a formação profissional do setor da Economia Social, foi instituído pela Portaria nº 302/2022, de 21 de dezembro, que homologou o protocolo de criação do Centro, outorgado entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, IP), a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), a Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES), o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e o Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS, IP).
CEIS é um organismo dotado de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e património próprio, que tem por atribuições promover a capacitação das entidades da economia social, através da realização de formação profissional e de reconhecimento, validação e certificação de competências, bem como, de prestação de serviços e de apoio técnico a entidades no âmbito da economia social.